segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROVA ONLINE - Pesquisa em Educação

Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final : 2

PESQUISA EM EDUCAÇÃO
1. PARA O CAMPO DOS ESTUDOS CULTURAIS, O CONCEITO DE CULTURA REFERE-SE ESPECIALMENTE:

• às formas de vida das pessoas.


2. NO QUE SE REFERE À CONEXÃO ENTRE PESQUISAS PSICOLÓGICAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, É CORRETO AFIRMAR QUE:

• as pesquisas psicológicas são usadas historicamente como justificativa às ações realizadas nas escolas, oferecendo fundamento científico à Pedagogia.


3. Em relação à família nuclear que passou a se constituir em meio à construção dos alicerces da Modernidade, pode-se dizer que

• foi também responsável pelo reconhecimento de que as crianças são diferentes dos adultos.


4. O termo Economia Política, concebido como a ciência do governo, surgiu conectado à seguinte situação:

• o Estado Nacional, no início da Modernidade, passa a se preocupar com o corpo múltiplo que é a população e se utiliza do saber da economia para governá-la.

PROVA ONLINE - História da Educação

Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final : 2

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
1. CONFORME ABAIXO:
• O ideal de educação desenvolvido numa perspectiva militarista de formação de cidadãos guerreiros, homogêneos à ideologia de uma sociedade fechada e compacta.

Estamos falando do ideal de educação desenvolvido:
• em Esparta.

2. AS ESCOLAS NORMAIS FORAM CRIADAS NO BRASIL NO:
• século XVIII.

3. A EDUCAÇÃO DA MULHER ROMANA OBJETIVAVA PREPARÁ-LA PARA:
• ser mãe e esposa.

4. A EDUCAÇÃO ESPARTANA ESTAVA VOLTADA ESPECIALMENTE PARA:
• a guerra.

Simulado - Sociologia da Educação

1. A organização interna da escola não pode ser vista de forma mecânica e sim como cultura. Você concorda? Justifique.

Sim, pois o propósito das instituições escolares é a formação de pessoas conscientes, desenvolvendo sua autonomia intelectual, valores éticos e senso critico, portanto pautando-se em formas mecânicas de ensino-aprendizagem tais objetivos não serão possíveis. Já a organização vista como cultura, possui ferramentas que possibilitam a mudança e também a troca mútua de conhecimentos entre alunos e professores, compartilham várias coisas importantes, e o aluno passa a se compreender e avaliar melhor. Assim a imagem ideal das escolas é a escola vista como cultura.


2. Segundo Rousseau: O homem nasce bom, a sociedade o corrompe. Analisando esta premissa descreva qual é a função da educação.

Rousseau entende que os homens precisam de agentes externos para que iniciem, o processo de desenvolver sua faculdades e habilidades. E, segundo ele, o mal não reside na natureza humana, mas nas estruturas sociais, isso justifica a afirmação .
A educação mudaria as pessoas por consequencia a sociedade, como um todo; pois trata-se de educar o cidadão para moldar uma nova sociedade. É através da Educação que se busca a formação, a educação deve ser o caminho para para a liberdade de espírito e para viver em harmonia com a natureza.



3. Conceitue família tendo como foco as transformações ocorridas nesta instituição nos últimos tempos.

O conceito de família vem sendo modificado ao longo do tempo, o que demonstra a dificuldade em se determinar com exatidão o que é família.
Família é um grupo de pessoas ligadas por laços afetivos e/ou casamento, por consangüinidade ou adoção, constituindo um único lar, onde seus menbros interagem uns com os outros, por meios de seus papéis de pai, mãe, esposa, marido, filho (a), e relacionam-se com os demais grupos da sociedade, chamada de família nuclear, há também a família extensa composta pelos membros da família nuclear mais os avos, tios, primos, entre outros.
Atualmente também existem as famílias integradas por mãe e filhos (as), pai e filhos (as), avós e netos, ou pessoas vivendo sozinhas. Família é uma idéia e um modo de ordenar a sociedade.


4. A partir da idéia de que a sala de aula é um espaço de comunicação, analise a relação professor X aluno.

A sala de aula é um espaço físico e social, de interação e desenvolvimento social de sujeitos que possuem diferentes visões de mundo.As relações humanas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, relação e interação entre professor/aluno deve ser valorizada, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agrega valores aos indivíduos. O trabalho do professor em sala de aula, seu relacionamento com os alunos é expresso pela relação que ele tem com a sociedade e com cultura. Os autores ABREU & MASETTO (1990), afirmam que “é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade”.

5. Segundo Marx, o homem é um ser social, construído historicamente. Qual o papel da educação na sociedade considerando esta afirmativa?

A educação tem o papel de identificar os elementos culturais que necessitam ser assimilados pelos indivíduos da sociedade e descobrir quais as melhores formas de atingir tal objetivo. Transformar o indivíduo socialmente, sendo um agente de transformação e socialização.

6. Por que podemos afirmar que a partir da década de 80 consolidam-se as reflexões sobre os problemas educacionais entendendo o processo educacional como conjunto de relações externas e internas?

Porque na década de 80 ocorreu o fim da ditadura, abertura política e a criação da Constituição de 1988, consolidaram-se os estudos marxistas e os questionamentos sobre o caráter ideológico do material didático. Assim, com a promulgação de uma nova constituição e o restabelecimento da ordem democrática abriu-se espaço para repensar e recriar os caminhos da educação no Brasil.


7. Aponte duas diferenças entre Durkeim e Marx quanto à função e o papel da Educação na sociedade capitalista.


Durkheim: a educação é uma parte da sociedade, uma instituição social, reflexo da sociedade. Ela deve procurar restabelecer o consenso, a manutenção e a continuidade do grupo social, transformando o homem num ser social. Criar e manter mecanismos de regulação social, valorizando a disciplina, obediência e respeito à autoridade.

Marx: Não via a educação como um meio para promover a transformação social.
A educação é sempre uma via de mão dupla onde questiona-se e discute-se tudo, busca novos caminhos, às vezes passando pelo conflito de interesses.

8. Considerando o século XVII responda: Qual a principal causa da mudança de organização da família e suas funções.

A principal causa da mudança da família e suas funções foi a revolução industrial, que separa o publico(trabalho) do privado(moradia), aumentando assim a privacidade e consolidando o local de moradia como local de afetividade.
A noção de público e privado, muda a idéia de familiar e surge o conceito de lar.


9. O que você entende por sociologia?

Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade; ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
Estuda os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Buscar compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia

10. A partir do que você aprendeu, qual a importância que você atribui à Sociologia da Educação no Brasil?

A Sociologia da Educação tem a preocupação em democratizar o ensino no Brasil; seus profissionais trabalham no sentido de pensar a realidade brasileira e fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas. Dos anos 70 até os dias atuiais ela avança no sentido de aumentar seu engajamento, sua participação e preocupação com a democratização do ensino e com a formação de cidadãos críticos, contribui na formação de professores. Tem estudos aprofundados no que concerne aos processos sociais do ensino e da aprendizagem.
Ela tornou-se de suma importância para o melhor desenvolvimento do ensino/aprendizagem no país.


11. Como futuro profissional da educação, como você analisa questões como reprovação e evasão escolar?

Muitas são as causas da reprovação e da evasão escolar, dentre elas estão: a família, suas condições sociais, seu capital cultural e financeiro.
Posso citar também o desinteresse dos alunos pelas aulas, falta de material adequado, métodos pedagógicos antigos, desinteresse dos professores pelas aulas e pelas especificidades de seus alunos, entre outros.
Deve-se combater a evasão escolar e a reprovação, para tanto é preciso buscar maneiras de resgatar o aluno "evadido" e motivar o aluno reprovado, através de uma reestruturação interna que implica na discussão e avaliação das diversas questões enumeradas acima. Além disso, em parceria com o poder público e judiciário, realizar campanha de esclarecimento, mostrando que o estudo formal é um direito do cidadão e muito importante em sua vida, também pode ser importante realizar projetos de complementação de renda e acompanhamento psicológico.


12. Indique um aspecto da família em nossa sociedade que tenha mudado significativamente nos últimos tempos. Que aspecto tem chamado mais a sua atenção?

Atualmente nota-se a existência de famílias diferenciadas com apenas 1 adulto e filhos, casais homossexuais, avós e netos, entre outros. E de acordo com o censo 2000 cresce o numero de famílias chefiadas por mulheres.
A família é um agente de socialização, assim como a escola, quem melhor faz o papel de ação educativa é a família, seja ela estruturada como for.
O que mais me chama a atenção é o fato de a educação tambem estar sendo pensada dentro do contexto familiar, está se reestabelecendo a relação entre família e escola de uma forma sociológica e isso é muito enriquecedor.


13. Percebendo a escola como uma organização, faça uma reflexão sobre a necessidade de se investir em estruturas que promovam a relação e a partilha entre o estabelecimento de ensino e outros componentes do sistema educativo.

A escola está sempre se (re)construindo e não pode deixar de ser flexível e aberta a mudanças, ela abre espaço para a visão pluralista da partilha de valores e interesses com o restante da sociedadee componentes do sistema educativo. Ela deve ser mutável, com uma constante redefinição e diversificação de funções. A escola deve ser questionada sempre.

14. Diante da premissa de que a escola tem, entre as suas funções, a tarefa de promover a mudança social, e tentar formar cidadãos conscientes, como você acha que isso tem sido feito, na prática?

A escola é um agente de socialização, um lugar de convivência, ela é dinâmica.
Ela promove a mudança social através da formação do homem consciente com autonomia intelectual, pensamento crítico, comportamento ético. Abre espaço para a partilha de valores e interesses, cria condições para o individuo se desenvolver.
A forma de ensino/aprendizado atual é multidisciplinar e multicultural o que contribui e facilita a incluzão do aluno no mundo globalizado.



15. Como você diferencia conformidade e conformismo? Dê dois exemplos para explicar.

Conformidade é quando a ação social é orientada para uma norma que define os limites do comportamento considerando permitido, definido ou esperado. Agir ém conformidade é a aceitação.
Ex: O trabalho escolar deve estar em conformidade com as regras da ABNT.

Já o conformismo é a atitude de quem se conforma com todas as situações sociais, as normas e regras impostas, sem necessariamente pensar sobre elas ou questioná-las, gerando a alienação. É a atitude próxima à apatia.
Ex: Mesmo não gostando do planejamento escolar imposto pela diretora, o professor não fez nada para mudá-lo.

Simulado - Alfabetização e Letramento

1. Quais as características da organização do trabalho pedagógico da escola perante as condições materiais e o trabalho social, próprios da nossa sociedade?

São características da organização do trabalho pedagógico:Universalização e instrução, superação do conhecimento aprofundado pela instrução geral do cidadão comum, aprendizado simultâneo em classes heterogêneas em graus e atividades diferenciadas, simplificação do trabalho pelo manual didático (ferramenta da modernidade).

2. O que é letramento?

Letramento permite a dimensão individual do domínio de ler e escrever e sua dimensão cultural, com um conjunto de atividades sociais que envolvem a língua escrita. Vai além de apenas alfabetizar, trata-se de aprender a ler e escrever juntamente com o cultivo das atividades de leitura, escrita e a prática dessas habilidades em atividades significativas para a formação cultural, científica e ideológica do aluno.

3. O que é alfabetização?

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações.Envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral.

4. Qual a importância de se trabalhar o processo de revisão dos textos produzidos pelos alunos? E sua reescrita?

O aluno aprende a se posicionar como intelocutor com a revisão dos textos; ou seja, o aluno passa a se preocupar em escrever de forma que o leitor possa entender seus textos.A reescrita é importante para melhor análise do texto nos mais diversos enfoques; auxilia o professor a perceber quais os pontos de dificuldade do aluno (processos nas quais ele ainda não domina) e reforçar os códigos na qual já domina. É importante que o professor aponte para o aluno aquilo que ele já domina para que possa perceber questões ainda não compreendidas

5. Por que podemos dizer que os textos poéticos têm um papel fundamental na alfabetização?

Os textos literários, principalmente os poéticos, têm um papel fundamental na alfabetização porque sua sonoridade e musicalidade facilitam, de forma lúdica, a compreensão da relação entre oralidade e escrita; comporta também muitas interpretações de acordo com a sensibilidade, a cultura e a visão de mundo do leitor.


6. Com base em Vygotsky, elabore um resumo, destacando os conceitos do autor que fundamentam a relação entre o aprendizado da criança e seu pensamento.

Para Vygotsky, deve-se compreender a interação entre o desenvolvimento e o aprendizado para determinar os níveis de aprendizado, sendo que o aprendizado é um fato e cria a zona proximal, desperta capacidade na criança de interagir com outras pessoas.Quanto mais cedo a criança se iniciar na escrita e leitura, melhor.

7. O que é o valor posicional de uma letra dentro do processo alfabetizador?

O valor posicional de uma letra é quando uma letra possui 2 valores fonéticos diferentes, dependendo de seu posicionamento na palavra.Exemplos: lata/alta, M = mata/também, N = nariz/anta


8. Descreva a “produção de texto” como trabalho desenvolvido na alfabetização e quais suas vantagens.

A produção de texto (escrito ou falado) é importante no processo de alfabetização; pois sua enunciação se realiza por meio de um código e contêm unidade temática, estrutura, sequência lógica, coerência e coesão para o entendimento do leitor / interlocutor.


9. Explique a importância de se trabalhar atividades praticas de produção de texto?

As atividades práticas de produção de texto são essenciais para o aluno tornar-se um escritor coerente e com correção lingüística. Os textos assemelham-se ao textos orais cotidianos o que o torna mais coeso e o faz expressar-se de forma mais adequada. Ao utilizar-se apenas do método da cartilha não é possível desenvolver tal aptidão; pois os textos são seqüenciais e com frases curtas e fragmentadas, sem coesão.

10. Liste e descreva três conteúdos mais específicos da produção oral

a) Procura pronunciar as palavras corretamente fugindo das ortoépias, prosódias e hipercorreção.
b) Recursos de entonação para expressar sentimentos (ternura, raiva, medo...)
c) Expõe as ideias com clareza
d) Apresenta as ideias em sequência lógica.
e) Ritmo adequado. Sem lerdeza, nem atropelo.
Os conteúdos são de grande importância pois são essenciais para a melhor compreensão do ouvinte

11. Argumente sobre a idéia de que a leitura de um texto não é mera decodificação de sinais gráficos.

A leitura do texto não é meramente a decodificação de sinais gráficos, vai muito além. Ela é essencial para o aprendizado da interpretação, análise e entendimento dos textos que se inserem na vida do aluno e na sua comunicação, interlocução e desenvolvimento mental, intelectual e cultural.

12. Explique como a alfabetização, enquanto momento inicial do domínio da escrita pode desenvolver conteúdo relativo a textualidade.

A aquisição da escrita é um processo que se inicia muito antes da criança entrar na escola. Todo tipo de contato com a escrita, seja pela interação com pessoas que lêem e escrevem, seja pela manipulação com os materiais escritos, são considerados partes do processo de aquisição da escrita. Contudo, somente esse contato não é o suficiente para que a criança desenvolva naturalmente um processo de conhecimento da língua escrita, já que tanto a linguagem oral, quanto a escrita, bem como a apropriação destas formas, são resultantes de um lento esforço de produção dos homens. Por isso a necessidade da inserção do aluno nessa realidade histórico- cultural por meio da mediação do professor.

13. A avaliação da aquisição da língua escrita tem caráter diagnostico, sistemático, continuo, formativo e, ainda, possibilita a auto-avaliação. Explique cada uma dessas características.

Avaliação Diagnóstica:
Tem dois objetivos básicos: identificar as competências do aluno e adequar o aluno num grupo ou nível de aprendizagem. No entanto, os dados fornecidos pela avaliação diagnóstica não devem ser tomados como um "rótulo" que se cola sempre ao aluno, mas sim como um conjunto de indicações a partir do qual o aluno possa conseguir um processo de aprendizagem.

Avaliação Formativa:
É a forma de avaliação em que a preocupação central reside em coletar dados para reorientação do processo de ensino-aprendizagem. Trata-se de uma "bússola orientadora" do processo de ensino-aprendizagem. A avaliação formativa não deve assim exprimir-se através de uma nota, mas sim por meio de comentários.

Avaliação Sistêmica: É uma modalidade de avaliação, em larga escala, desenvolvida no âmbito de sistemas de ensino visando, especialmente, a subsidiar políticas públicas na área educacional. Constitui-se em um mecanismo privilegiado capaz de fornecer informações, sobre processos e resultados dos sistemas de ensino, às instâncias encarregadas de formular e tornar decisões políticas na área da educação. É uma estratégia que pode influenciar as qualidades das experiências educativas e a eficiência dos sistemas, evitando o investimento público de maneira intuitiva, desarticulada ou insuficiente para atender às necessidades educacionais.
Avaliação continuada: É a avaliação durante todo o processo de ensino-aprendizagem, cujos objetivos transcendem em muito a tarefa de aprovar ou reprovar. A avaliação continuada previne a repetência, porque ressalta a necessidade de se corrigir as deficiências ao longo do ano letivo. Não faz sentido, assim, aplicar apenas uma prova, seja bimestral ou semestral, depois que todas as aulas já foram ministradas e, com base nesse resultado, decidir pela aprovação ou reprovação dos alunos. A avaliação continuada se utiliza de vários instrumentos, tais como: provas, testes, trabalhos individuais e de grupo, observações sistemáticas, trabalhos de casa etc.

Auto-Avaliação:
Utiliza-se do senso de autocrítica e autodesenvolvimento do aluno, através de instrumentos capazes para isso. O aluno consegue ter a capacidade de avaliar seu processo evolutivo.


14. Escreva um texto em que você explique as diferenças das formas de letramento e de alfabetismo das pessoas na sociedade em que vivemos.


15. Reflita sobre a concepção da linguagem e elabore uma síntese dos conceitos que a fundamentam.

A linguagem é produto da cooperação mútua efetiva entre os homens (produção social), essa é a produção da linguagem. Ela possibilita que as gerações dêem continuidade aos conhecimentos já adquiridos. A linguagem pode ser escrita, oral ou gestual.

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ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

1. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,

• considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.


2. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESTÁ CENTRADO EM QUATRO PRÁTICAS. INDIQUE-AS:

• leitura e interpretação; produção de textos; análise linguística; sistematização do código.

3. É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA E CONTÍNUA OCORRE:

• ao longo das atividades normais da sala de aula, não sendo compatível realizá-la na forma de uma atividade específica à parte daquelas que são realizadas cotidianamente.

4. LEIA ABAIXO:

• Os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam as práticas da alfabetização propostas são compatíveis com uma concepção de avaliação processual, capaz de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Com relação à avaliação no ensino da língua escrita, é correto afirmar que:

I. é sempre individual e se realiza por meio do acompanhamento das atividades e produções de cada aluno, verificando-se seu domínio dos conceitos trabalhados.
II. não deve ser sistemática e tampouco contínua, deve ser realizada na forma de uma atividade específica, à parte daquelas que se realizam normalmente em sala de aula.
III. é importante para que as crianças se situem em relação ao seu próprio progresso da apropriação do conhecimento, permitindo-lhes identificar as conquistas realizadas.

São corretas as afirmativas:

• I e III.

5. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE À CONCEPÇÃO DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO.

• O trabalho permanente com textos, baseado nas quatro práticas articuladas, permite que, em cada nova situação discursiva, repitam-se os fundamentos da língua escrita, explicitando o sentido de seus recursos.

6. QUANTO À FICHA DE AVALIAÇÃO, UTILIZADA PARA A AVALIAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, QUAL DAS ALTERNATIVAS ESTÁ INCORRETA?

• É necessário fazer anotações diárias sobre cada aluno, além de sempre observar o progresso realizado por ele.

7. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE REFERE À SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO.

• Compreende as relações entre fonemas e letras, percebendo a existência de relações permanentes, cruzadas e arbitrárias, identificando as letras e seus diferentes valores fonéticos, e reconhecendo a exigência de uma única forma de grafia para uma dada palavra.

8. A PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO PRESSUPÕE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DE LEITURA COMO FORMA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO,

• por meio da interação do leitor ativo com o texto. Sobre leitura e interação, é correto afirmar que:

• a sistematização da leitura tem o objetivo de possibilitar a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas.

9. OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

• complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.

10. AS CRIANÇAS, MESMO AS MENORES,

• quando chegam à escola, já apresentam suficiente domínio da linguagem oral para produzirem textos, se comunicarem e interagirem verbalmente com os outros. Sobre isso, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

• A escola deve levar em consideração as diferentes formas de expressão da linguagem oral que as crianças trazem de sua comunidade.

Dados da Educação no Brasil

Desigualdade educacional é realidade entre as regiões do Brasil

As desigualdades educacionais são realidade no Brasil e podem ser constatadas com análises simples de estatísticas já públicas. No site do Todos Pela Educação estão reunidos dados sobre a Educação das cinco regiões brasileiras, que permitem o monitoramento e a comparação entre seus desempenhos educacionais.

Um dos dados disponíveis na seção "Educação no Brasil" do site é a taxa de distorção idade-conclusão. Ela marca o atraso dos estudantes para o término do ensino e a disparidade no País é alta: a região Sul tem 37,9% dos alunos com a conclusão do Ensino Fundamental atrasada; já o Nordeste tem 71,4%. São 33,5 pontos percentuais de diferença entre a maior (Nordeste) e a menor (Sul) taxa de distorção no Brasil.



Percentual de alunos que terminam o Ensino Fundamental com atraso
Norte 69,8%
Nordeste 71,4%
Centro-Oeste 55,6%
Sudeste 56,9%
Sul 37,9%



Pela Meta 4, verificamos que, na região Sul, 60,5% dos jovens concluem o Ensino Médio até os 19 anos. Já no Norte apenas 36,6% terminam essa etapa até os 19 anos.



Meta 4 - Conclusão do Ensino Médio aos 19 anos
Norte 36,6%
Nordeste 37,1%
Centro-Oeste 49,5%
Sudeste 59,7%
Sul 60,5%

Fonte: