segunda-feira, 20 de junho de 2011

PROVA ONLINE - Alfabetização e Letramento

Prova concluida com sucesso!!!
Resultado final : 2

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

1. O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA, A PARTIR DAS PRÁTICAS DE LINGUAGEM,

• considera que a aprendizagem se faz pelo uso significativo reflexivo da linguagem.


2. O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO ESTÁ CENTRADO EM QUATRO PRÁTICAS. INDIQUE-AS:

• leitura e interpretação; produção de textos; análise linguística; sistematização do código.

3. É POSSÍVEL AFIRMAR QUE A AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA E CONTÍNUA OCORRE:

• ao longo das atividades normais da sala de aula, não sendo compatível realizá-la na forma de uma atividade específica à parte daquelas que são realizadas cotidianamente.

4. LEIA ABAIXO:

• Os fundamentos teóricos e metodológicos que norteiam as práticas da alfabetização propostas são compatíveis com uma concepção de avaliação processual, capaz de acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem do aluno. Com relação à avaliação no ensino da língua escrita, é correto afirmar que:

I. é sempre individual e se realiza por meio do acompanhamento das atividades e produções de cada aluno, verificando-se seu domínio dos conceitos trabalhados.
II. não deve ser sistemática e tampouco contínua, deve ser realizada na forma de uma atividade específica, à parte daquelas que se realizam normalmente em sala de aula.
III. é importante para que as crianças se situem em relação ao seu próprio progresso da apropriação do conhecimento, permitindo-lhes identificar as conquistas realizadas.

São corretas as afirmativas:

• I e III.

5. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE CORRESPONDE À CONCEPÇÃO DE ARTICULAÇÃO ENTRE AS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO.

• O trabalho permanente com textos, baseado nas quatro práticas articuladas, permite que, em cada nova situação discursiva, repitam-se os fundamentos da língua escrita, explicitando o sentido de seus recursos.

6. QUANTO À FICHA DE AVALIAÇÃO, UTILIZADA PARA A AVALIAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, QUAL DAS ALTERNATIVAS ESTÁ INCORRETA?

• É necessário fazer anotações diárias sobre cada aluno, além de sempre observar o progresso realizado por ele.

7. ASSINALE A ALTERNATIVA QUE SE REFERE À SISTEMATIZAÇÃO PARA O DOMÍNIO DO CÓDIGO.

• Compreende as relações entre fonemas e letras, percebendo a existência de relações permanentes, cruzadas e arbitrárias, identificando as letras e seus diferentes valores fonéticos, e reconhecendo a exigência de uma única forma de grafia para uma dada palavra.

8. A PROPOSTA DE ALFABETIZAÇÃO PRESSUPÕE O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DE LEITURA COMO FORMA DE PRODUÇÃO DE SENTIDO,

• por meio da interação do leitor ativo com o texto. Sobre leitura e interação, é correto afirmar que:

• a sistematização da leitura tem o objetivo de possibilitar a interação da criança com os mais diversos textos em situações significativas e diferenciadas.

9. OS CONCEITOS DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO SÃO:

• complementares, de modo que a alfabetização faz parte do letramento.

10. AS CRIANÇAS, MESMO AS MENORES,

• quando chegam à escola, já apresentam suficiente domínio da linguagem oral para produzirem textos, se comunicarem e interagirem verbalmente com os outros. Sobre isso, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

• A escola deve levar em consideração as diferentes formas de expressão da linguagem oral que as crianças trazem de sua comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário