segunda-feira, 20 de junho de 2011

Simulado - Sociologia da Educação

1. A organização interna da escola não pode ser vista de forma mecânica e sim como cultura. Você concorda? Justifique.

Sim, pois o propósito das instituições escolares é a formação de pessoas conscientes, desenvolvendo sua autonomia intelectual, valores éticos e senso critico, portanto pautando-se em formas mecânicas de ensino-aprendizagem tais objetivos não serão possíveis. Já a organização vista como cultura, possui ferramentas que possibilitam a mudança e também a troca mútua de conhecimentos entre alunos e professores, compartilham várias coisas importantes, e o aluno passa a se compreender e avaliar melhor. Assim a imagem ideal das escolas é a escola vista como cultura.


2. Segundo Rousseau: O homem nasce bom, a sociedade o corrompe. Analisando esta premissa descreva qual é a função da educação.

Rousseau entende que os homens precisam de agentes externos para que iniciem, o processo de desenvolver sua faculdades e habilidades. E, segundo ele, o mal não reside na natureza humana, mas nas estruturas sociais, isso justifica a afirmação .
A educação mudaria as pessoas por consequencia a sociedade, como um todo; pois trata-se de educar o cidadão para moldar uma nova sociedade. É através da Educação que se busca a formação, a educação deve ser o caminho para para a liberdade de espírito e para viver em harmonia com a natureza.



3. Conceitue família tendo como foco as transformações ocorridas nesta instituição nos últimos tempos.

O conceito de família vem sendo modificado ao longo do tempo, o que demonstra a dificuldade em se determinar com exatidão o que é família.
Família é um grupo de pessoas ligadas por laços afetivos e/ou casamento, por consangüinidade ou adoção, constituindo um único lar, onde seus menbros interagem uns com os outros, por meios de seus papéis de pai, mãe, esposa, marido, filho (a), e relacionam-se com os demais grupos da sociedade, chamada de família nuclear, há também a família extensa composta pelos membros da família nuclear mais os avos, tios, primos, entre outros.
Atualmente também existem as famílias integradas por mãe e filhos (as), pai e filhos (as), avós e netos, ou pessoas vivendo sozinhas. Família é uma idéia e um modo de ordenar a sociedade.


4. A partir da idéia de que a sala de aula é um espaço de comunicação, analise a relação professor X aluno.

A sala de aula é um espaço físico e social, de interação e desenvolvimento social de sujeitos que possuem diferentes visões de mundo.As relações humanas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, relação e interação entre professor/aluno deve ser valorizada, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agrega valores aos indivíduos. O trabalho do professor em sala de aula, seu relacionamento com os alunos é expresso pela relação que ele tem com a sociedade e com cultura. Os autores ABREU & MASETTO (1990), afirmam que “é o modo de agir do professor em sala de aula, mais do que suas características de personalidade que colabora para uma adequada aprendizagem dos alunos; fundamenta-se numa determinada concepção do papel do professor, que por sua vez reflete valores e padrões da sociedade”.

5. Segundo Marx, o homem é um ser social, construído historicamente. Qual o papel da educação na sociedade considerando esta afirmativa?

A educação tem o papel de identificar os elementos culturais que necessitam ser assimilados pelos indivíduos da sociedade e descobrir quais as melhores formas de atingir tal objetivo. Transformar o indivíduo socialmente, sendo um agente de transformação e socialização.

6. Por que podemos afirmar que a partir da década de 80 consolidam-se as reflexões sobre os problemas educacionais entendendo o processo educacional como conjunto de relações externas e internas?

Porque na década de 80 ocorreu o fim da ditadura, abertura política e a criação da Constituição de 1988, consolidaram-se os estudos marxistas e os questionamentos sobre o caráter ideológico do material didático. Assim, com a promulgação de uma nova constituição e o restabelecimento da ordem democrática abriu-se espaço para repensar e recriar os caminhos da educação no Brasil.


7. Aponte duas diferenças entre Durkeim e Marx quanto à função e o papel da Educação na sociedade capitalista.


Durkheim: a educação é uma parte da sociedade, uma instituição social, reflexo da sociedade. Ela deve procurar restabelecer o consenso, a manutenção e a continuidade do grupo social, transformando o homem num ser social. Criar e manter mecanismos de regulação social, valorizando a disciplina, obediência e respeito à autoridade.

Marx: Não via a educação como um meio para promover a transformação social.
A educação é sempre uma via de mão dupla onde questiona-se e discute-se tudo, busca novos caminhos, às vezes passando pelo conflito de interesses.

8. Considerando o século XVII responda: Qual a principal causa da mudança de organização da família e suas funções.

A principal causa da mudança da família e suas funções foi a revolução industrial, que separa o publico(trabalho) do privado(moradia), aumentando assim a privacidade e consolidando o local de moradia como local de afetividade.
A noção de público e privado, muda a idéia de familiar e surge o conceito de lar.


9. O que você entende por sociologia?

Sociologia é uma das ciências humanas que estuda as unidades que formam a sociedade; ou seja, estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos em associações, grupos e instituições.
Estuda os fenômenos sociais, tentando explicá-los, analisando os homens em suas relações de interdependência. Buscar compreender as diferentes sociedades e culturas é um dos objetivos da sociologia

10. A partir do que você aprendeu, qual a importância que você atribui à Sociologia da Educação no Brasil?

A Sociologia da Educação tem a preocupação em democratizar o ensino no Brasil; seus profissionais trabalham no sentido de pensar a realidade brasileira e fornecer subsídios para a implementação de políticas públicas. Dos anos 70 até os dias atuiais ela avança no sentido de aumentar seu engajamento, sua participação e preocupação com a democratização do ensino e com a formação de cidadãos críticos, contribui na formação de professores. Tem estudos aprofundados no que concerne aos processos sociais do ensino e da aprendizagem.
Ela tornou-se de suma importância para o melhor desenvolvimento do ensino/aprendizagem no país.


11. Como futuro profissional da educação, como você analisa questões como reprovação e evasão escolar?

Muitas são as causas da reprovação e da evasão escolar, dentre elas estão: a família, suas condições sociais, seu capital cultural e financeiro.
Posso citar também o desinteresse dos alunos pelas aulas, falta de material adequado, métodos pedagógicos antigos, desinteresse dos professores pelas aulas e pelas especificidades de seus alunos, entre outros.
Deve-se combater a evasão escolar e a reprovação, para tanto é preciso buscar maneiras de resgatar o aluno "evadido" e motivar o aluno reprovado, através de uma reestruturação interna que implica na discussão e avaliação das diversas questões enumeradas acima. Além disso, em parceria com o poder público e judiciário, realizar campanha de esclarecimento, mostrando que o estudo formal é um direito do cidadão e muito importante em sua vida, também pode ser importante realizar projetos de complementação de renda e acompanhamento psicológico.


12. Indique um aspecto da família em nossa sociedade que tenha mudado significativamente nos últimos tempos. Que aspecto tem chamado mais a sua atenção?

Atualmente nota-se a existência de famílias diferenciadas com apenas 1 adulto e filhos, casais homossexuais, avós e netos, entre outros. E de acordo com o censo 2000 cresce o numero de famílias chefiadas por mulheres.
A família é um agente de socialização, assim como a escola, quem melhor faz o papel de ação educativa é a família, seja ela estruturada como for.
O que mais me chama a atenção é o fato de a educação tambem estar sendo pensada dentro do contexto familiar, está se reestabelecendo a relação entre família e escola de uma forma sociológica e isso é muito enriquecedor.


13. Percebendo a escola como uma organização, faça uma reflexão sobre a necessidade de se investir em estruturas que promovam a relação e a partilha entre o estabelecimento de ensino e outros componentes do sistema educativo.

A escola está sempre se (re)construindo e não pode deixar de ser flexível e aberta a mudanças, ela abre espaço para a visão pluralista da partilha de valores e interesses com o restante da sociedadee componentes do sistema educativo. Ela deve ser mutável, com uma constante redefinição e diversificação de funções. A escola deve ser questionada sempre.

14. Diante da premissa de que a escola tem, entre as suas funções, a tarefa de promover a mudança social, e tentar formar cidadãos conscientes, como você acha que isso tem sido feito, na prática?

A escola é um agente de socialização, um lugar de convivência, ela é dinâmica.
Ela promove a mudança social através da formação do homem consciente com autonomia intelectual, pensamento crítico, comportamento ético. Abre espaço para a partilha de valores e interesses, cria condições para o individuo se desenvolver.
A forma de ensino/aprendizado atual é multidisciplinar e multicultural o que contribui e facilita a incluzão do aluno no mundo globalizado.



15. Como você diferencia conformidade e conformismo? Dê dois exemplos para explicar.

Conformidade é quando a ação social é orientada para uma norma que define os limites do comportamento considerando permitido, definido ou esperado. Agir ém conformidade é a aceitação.
Ex: O trabalho escolar deve estar em conformidade com as regras da ABNT.

Já o conformismo é a atitude de quem se conforma com todas as situações sociais, as normas e regras impostas, sem necessariamente pensar sobre elas ou questioná-las, gerando a alienação. É a atitude próxima à apatia.
Ex: Mesmo não gostando do planejamento escolar imposto pela diretora, o professor não fez nada para mudá-lo.

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